10.5.05
LITERATURA LIBANESA DO SÉCULO XX (Parte I)
Jean Durtal, autora de famosa biografia do poeta libanês Said Akl, classifica o Líbano como uma “pepinière” (viveiro) de poetas. De acordo com ela, o País, a meio caminho do Ocidente e da Ásia é, a um só tempo, um testemunho e uma testemunha da história humana.

A literatura libanesa produziu, ao longo do século XX, obras que já figuram entre as mais importantes do período. Sua riqueza prodigiosa pode ser atestada especialmente no tocante à diversidade. Khalil Gibran, o mais eminente entre os escritores libaneses do século XX, escreveu em inglês e em árabe; Charles Corm escreveu a célebre “Montanha Inspirada” em francês; e o já mencionado Said Akl escreveu em francês e em árabe.

Para quem deseja conhecer melhor a literatura desse pequeno País do Levante, eis algumas dicas.

Gibran Khalil Gibran - O mais famoso escritor libanês nasceu em Bcharré, vilarejo pelo qual cultivou grande estima durante toda a sua vida. Morou em Nova Iorque nos anos de formação, onde residiu por longo período e conseguiu notoriedade. Seus livros mais importantes são O Profeta, Jesus, o Filho do Homem, O Louco e O Precursor.

Mikhail Naimy - Autor de O Livro de Mirdad e pouco conhecido fora do Líbano, Mikhail Naimy talvez tenha sido o mais ousado escritor libanês do século XX. Seus livros são conhecidos pela capacidade de abalar crenças e dogmas estabelecidos e, de acordo com ele, destinam-se a “sacudir a humanidade que se acha entregue à letargia dogmática, prenhe de ódio, luta e caos”.

Charles Corm - Fundador da primeira revista francesa do Líbano, La Revue Pheniciénne, Corm exaltou o patriotismo libanês em A Montanha Inspirada e publicou vários outros livros, tais como O Mistério do Amor, A Arte Fenícia, 6000 Anos de Gênio Pacífico a Serviço da Humanidade e A Sinfonia da Luz. Grande amigo da França, seu estilo elegante garantiu-lhe lugar de destaque na literatura libanesa de língua francesa.

Said Akl - Conhecido pelos milhares de neologismos que criou na língua árabe, Akl talvez tenha sido o mais importante poeta cristão libanês de língua árabe do século XX. Antes de tudo um sábio, o autor de Se o Líbano Falasse é também um prosador habilidoso, com estilo leve e fluente, repleto de sensibilidade, beleza e doçura.

Na Parte II, abordaremos mais quatro escritores libaneses de destaque.
Escrito por Confelibra as 2:11 PM

3 Commentários:

Blogger haroldbrooks2679 Disse...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

12:21 AM 
Blogger shawnjohn69345762 Disse...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. So please Click Here To Read My Blog

http://pennystockinvestment.blogspot.com

1:16 PM 
Blogger w0vh42bdsk Disse...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.

5:04 AM 

Postar um comentário

<< Voltar

Governamental
Embaixada do Líbano no Brasil

Comunidades no Orkut
Quase Libaneses
Comunidade libanesa no Brasil
Lebanon
Juventude Líbano-Brasileira


Informações Gerais
Lebanon Wire

Notícias
An-Nahar Daily
La Revue du Liban
The Daily Star

Turismo no Líbano
Destination Lebanon
Lebanonline

Fotos e Mapas
Lebanon Panorama
Mapas do Oriente Médio

Educação
Universidade Americana de Beirute
Universidade Líbano-Americana
Universidade de Balamand
Universidade de Notre Dame
Universidade Saint-Joseph
Universidade Árabe de Beirute
Universidade de Beirute
Colégio Evangélico Armênio
Brumana High School